Sobre o Cliente
A PESA – Paraná Equipamentos S.A é uma das principais empresas de importação e comércio de máquinas novas e usadas Caterpillar (para mineração, construção, pavimentação, grupos geradores e equipamentos florestais), além de peças, serviços de recuperação total e parcial de componentes e equipamentos, entre outros.
Necessidade
A PESA necessitava migrar todo o seu sistema de Business Intelligence (BI), que estava desenvolvido em uma tecnologia ultrapassada e cara, e que somente estava permitindo o desenvolvimento de relatórios analíticos. Devido ao tamanho da base de dados, atualmente em torno de 3 milhões de registros de pagamentos e mais de 2 milhões de notas fiscais, eles necessitavam de uma solução moderna (em nuvem), robusta e escalável. Além disso, outro requisito muito importante, seria a possibilidade de que o usuário final tivesse mais liberdade de fazer pequenas alterações nas visualizações, importando mais flexibilidade nas interfaces.
Solução MPS
A MPS Informática foi escolhida para a substituição completa do BI. Em decisão conjunta com o cliente, o Microsoft Azure foi eleito para prover as soluções de inteligência de negócio. Desta forma, optamos pelo Azure Server Data WareHouse, para armazenamento da grande carga de dados e o Azure Data Factory e o SQL Integration Services para realizar as orquestrações ETL. Depois disto, o datawarehouse é processado pelo SQL Server Integration Services para, finalmente, poder ser visualizado através do Microsoft Power BI, que é a interface de visualização que o usuário final trabalha.
Tecnologias Utilizadas
Azure Server
Data WareHouse
Azure Server
Factory
SQL Server
Integration Services
Microsoft Power BI
Resultados
Utilizando estas tecnologias foi possível implementar o BI para todas as áreas da empresa, como por exemplo, Vendas, Contabilidade, Contas a Pagar e Contas a Receber. O tempo de carga de dados para o sistema de BI, dos dados que se originam principalmente dos sistemas SAP e DBS, era de aproximadamente 1 hora na solução antiga. Na solução desenvolvida pela MPS, esse tempo gira em torno de 5 minutos. Como o Azure é escalável, a solução da MPS suporta crescimento ilimitado dos dados do cliente, bastando somente configurar o Azure para máquinas com mais memória e processador. Mas o maior ganho foi para o usuário final que tem a possibilidade de utilizar uma ferramenta de visualização de BI de última geração, flexível, com inúmeras possibilidades de filtros, tipos de gráficos, mapas, mapas de calor e que permite inclusive buscas por linguagem natural.